Prepare-se para acompanhar de perto o desenrolar de um dos casos mais controversos da história recente! O Supremo Tribunal Federal (STF) dá início, nesta semana, a uma série de julgamentos que prometem agitar o cenário político nacional. Serão aceitas as denúncias contra os acusados de planejar um golpe de Estado? Descubra quem são os envolvidos e as datas cruciais que definirão o futuro desses personagens.
O STF inicia nesta terça-feira (25) o julgamento do “Núcleo 1” da alegada trama golpista investigada pela Procuradoria-Geral da República (PGR). Além deste grupo, que inclui o ex-presidente Jair Bolsonaro, a Corte examinará outros quatro núcleos nos próximos meses. As datas para os julgamentos dos núcleos 2 e 3 já foram definidas. O ministro Alexandre de Moraes, relator da ação, também liberou a denúncia contra o núcleo 4 para votação, mas a data ainda depende da definição do ministro Cristiano Zanin. A denúncia do quinto grupo ainda aguarda liberação.
Em cada um desses julgamentos, os ministros do STF decidirão se as denúncias contra os supostos articuladores do golpe serão aceitas, transformando-os em réus em uma ação penal. A divisão em cinco núcleos, segundo a colunista Vera Rosa, do Estadão, foi uma estratégia da PGR para acelerar o processo. Os acusados foram separados de acordo com suas funções dentro da suposta organização criminosa que teria planejado a tentativa de golpe no final de 2022, conforme apurado pela Polícia Federal (PF).
A investigação da PF identificou seis áreas de atuação na suposta trama, dividindo os investigados em grupos como: Desinformação e Ataques ao Sistema Eleitoral; Núcleo Responsável por Incitar Militares a Aderirem ao Golpe de Estado; Jurídico; Operacional de Apoio às Ações Golpistas; Inteligência Paralela; e Operacional para Cumprimento de Medidas Coercitivas.
A PGR reorganizou essa divisão em cinco núcleos, excluindo oito pessoas que haviam sido indiciadas pela PF, mas não foram denunciadas.
CONHEÇA OS INTEGRANTES DE CADA NÚCLEO E VEJA AS DATAS DE JULGAMENTO:
Núcleo 1
Data de início do julgamento: 25/03/2025
Integrantes: Jair Bolsonaro, Walter Braga Netto, Paulo Sérgio Nogueira, Mauro Cid, Almir Garnier, Alexandre Ramagem e Anderson Torres.
Núcleo 2
Data de início do julgamento: 29/04/2025
Integrantes: Fernando de Sousa Oliveira, Filipe Garcia Martins Pereira, Marcelo Costa Câmara, Marília Ferreira de Alencar, Mário Fernandes e Silvinei Vasques.
Núcleo 3
Data de início do julgamento: 08/04/2025
Integrantes: Bernardo Romão Correa Netto; Cleverson Ney Magalhães; Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira; Fabrício Moreira de Bastos; Hélio Ferreira Lima; Márcio Nunes de Resende Júnior; Nilton Diniz Rodrigues; Rafael Martins de Oliveira; Rodrigo Bezerra de Azevedo; Ronald Ferreira de Araújo Júnior; Sérgio Ricardo Cavaliere de Medeiros; Wladimir Matos Soares.
Núcleo 4
Denúncia liberada para inclusão na pauta, mas sem data de julgamento definida
Integrantes: Ailton Gonçalves Maraes Barros, Ângelo Martins Denicoli, Carlos Cesar Moretzsohn Rocha, Giancarlo Gomes Rodrigues, Guilherme Marques de Almeida, Marcelo Araújo Bormevet e Reginaldo Viera de Abreu.
Núcleo 5
Denúncia sob análise de Alexandre de Moraes e sem data para ir a julgamento
Integrante: Paulo Renato de Oliveira Figueiredo Filho
Atenção: Oportunidade Única!
Você gostaria de ser atendido pela nossa equipe?
Sem precisar ficar o dia inteiro aguardando por uma resposta ou não ter a solução que você procura?
Entre em contato com a nossa Equipe de atendimento agora mesmo pelo WhatsApp agora mesmo e descubra como podemos ajudar você.
Comentários