A migração para o mercado livre de energia no Brasil alcançou números impressionantes em 2024! Com um total de 26.834 consumidores embarcando nessa transformação, o cenário é dominado por pequenas empresas e até mesmo pessoas físicas. Mas o que motivou essa explosão de migrações? Prepare-se para descobrir como essa mudança está revolucionando o setor energético e como você pode se beneficiar dela!

Os dados revelam um crescimento arrasador de 262% em relação a 2023, quando apenas 7.397 migrações foram registradas na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Este aumento extraordinário sinaliza uma nova era de oportunidades no setor de energia.

A média de demanda contratada pelos consumidores no último ano foi de 240 kilowatts (kW), uma queda em relação aos 416 kW de 2023, o que indica uma forte presença de comércios e indústrias de pequeno porte no movimento de migração. Em 2024, 92% dos consumidores que mudaram para o ambiente de contratação livre (ACL) tinham carga inferior a 500 kW, comparado a 67% no ano anterior.

Os incentivos financeiros também são tentadores, com descontos na conta de luz de até 35% para empresas e 20% para consumidores residenciais. Esses números refletem o crescente apelo do mercado livre de energia. Para aqueles com demandas superiores a 1 megawatt (MW), sua participação limitou-se a apenas 2% das migrações em 2024, uma queda em relação aos 6% do ano anterior.

Uma verdadeira novidade no cenário são as migrações de pessoas físicas, com 342 consumidores se juntando ao ACL em 2024, em contraste com apenas nove no ano anterior. Vale destacar que atualmente apenas os consumidores conectados à rede de alta tensão têm essa opção disponível.

O setor de serviços lidera com 7.117 unidades consumidoras migrando, seguido pelo comércio e empresas do setor alimentício, ambos com 6.378 novos clientes. Segmentos de manufaturados (2.984) e saneamento (2.248) também se destacaram nas migrações.

Quando olhamos para os estados, São Paulo se destaca com 8.835 migrações, enquanto o Rio Grande do Sul segue em segundo lugar com 2.639 clientes e o Paraná completa o pódio com 2.240.

Além disso, mais de 12 mil clientes já informaram suas distribuidoras sobre o desejo de migrar para o mercado livre no primeiro semestre de 2025. Essa tendência é inegável e indica um movimento crescente rumo à liberdade de escolha no fornecimento de energia!


Atenção: Oportunidade Única!

Você gostaria de ser atendido pela nossa equipe?

Sem precisar ficar o dia inteiro aguardando por uma resposta ou não ter a solução que você procura?

Entre em contato com a nossa Equipe de atendimento agora mesmo pelo WhatsApp agora mesmo e descubra como podemos ajudar você.


Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Guia Local:

Leia Também:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com a gente WhatsApp

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.