Você já imaginou um mundo educacional onde os celulares não são a maior distração dos alunos? A recente decisão da Prefeitura do Rio de Janeiro vai deixar você de queixo caído! Uma nova pesquisa revela que a proibição do uso de celulares nas escolas municipais está revolucionando a forma como os estudantes aprendem, e os resultados são absolutamente impressionantes!
A pesquisa, realizada por especialistas da renomada Universidade de Stanford, aponta que, em 2024, os estudantes da rede municipal aprimoraram seu desempenho em Matemática em impressionantes 25,7% e em Português em 13,5%, o que equivale a um bimestre inteiro de aprendizado adquirido a mais em um único ano letivo!
Comandada pelo professor Guilherme Lichand, da Graduate School of Education de Stanford, em colaboração com a Secretaria Municipal de Educação do Rio, o estudo ouviu nada menos que 919 diretores de escolas de ensino fundamental, correspondendo a 90% da rede, e conseguiu isolar os efeito da proibição de outras variáveis, revelando que a queda nas distrações está diretamente atrelada ao desempenho acadêmico dos alunos.
O então secretário de Educação, Renan Ferreirinha, declarou com entusiasmo: “Os dados são uma prova irrefutável do que já estávamos percebendo: quando o celular deixa de ser uma fonte de distração, nossa atenção se volta para o verdadeiro aprendizado. A educação de qualidade exige ousadia e a determinação de implementar mudanças que impactam a vida dos nossos estudantes!”
O pesquisador Lichand também fez questão de ressaltar que os benefícios da iniciativa vão além das fronteiras cariocas: “Este estudo demonstra que a política, que em 2025 será estendida para todo o Brasil, possui um enorme potencial para melhorar a aprendizagem. A parceria entre Stanford e a Prefeitura do Rio foi crucial para gerar um debate fervoroso, que pode ressoar não apenas no Brasil, mas pelo mundo afora!”
O decreto que proíbe os celulares foi implementado com o início do ano letivo de 2024, barrando o uso dos dispositivos não só nas salas de aula, mas também durante os intervalos. Essa decisão foi inspirada em recomendações de especialistas e em estudos internacionais, como o da Unesco, que alertam sobre os riscos do uso excessivo de tecnologia por crianças e adolescentes.
O impacto desse projeto foi tão significativo que Ferreirinha levou a discussão para a esfera federal. Como deputado, ele relatou a lei federal 15.100/2025, que foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, estendendo a proibição a todas as escolas públicas e privadas do Brasil. Prepare-se para uma revolução na educação!
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