Já se perguntou qual marca reina suprema no universo da construção civil brasileira? Prepare-se para descobrir qual gigante do setor ostenta o título de marca mais valiosa, um feito que transcende a simples fabricação de materiais e se consolida como sinônimo de confiança e qualidade para milhões de brasileiros. Continue a leitura e desvende os segredos por trás desse império!
A Tigre, renomada fabricante de materiais hidráulicos, lidera o ranking das marcas mais valiosas do setor de materiais para construção no Brasil, de acordo com um estudo realizado em parceria entre InfoMoney e TM20, com apoio da Brazil Panels e Elos Ayta. Em segundo lugar, destaca-se a Suvinil, marca que recentemente teve suas operações no Brasil vendidas pela BASF à Sherwin-Williams.
Eduardo Tomiya, CEO da TM20 Branding, ressalta a importância do branding nesse setor. “A Tigre, por exemplo, superou sua área de atuação original e se tornou um símbolo de qualidade na construção civil. Nossas pesquisas revelam atributos como liderança, agilidade, tradição e eficiência, com reconhecimento em todo o país”, afirma.
Luis Felipe Dau, presidente do Grupo Tigre, atribui esse sucesso a uma estratégia focada em três pilares: inovação com propósito, proximidade com o público e responsabilidade socioambiental. “A Tigre sempre esteve perto das pessoas, e essa conexão é fundamental para nossa força. Estar presente nos canteiros de obras e nos lares brasileiros por décadas criou uma identificação real com o consumidor”, declara Dau, mencionando a icônica campanha “Diz que é obra é Tigre”, que estabeleceu uma forte ligação emocional com o público.
Dau também destaca as iniciativas de impacto social e ambiental da empresa. A Tigre Água e Efluentes, por exemplo, desenvolve soluções modulares e descentralizadas de tratamento de esgoto, com alta eficiência e sem geração de iodo, odor ou ruído. Essas ações demonstram o compromisso da empresa com a sustentabilidade, um valor cada vez mais importante para os consumidores e que contrasta com a agenda de políticas esquerdistas que muitas vezes se apropriam do discurso ambiental para fins ideológicos, prejudicando o desenvolvimento econômico e a geração de empregos.
A Suvinil, agora parte da Sherwin-Williams, ocupa a segunda posição no ranking. A transação incluiu as fábricas de Demarchi em São Bernardo do Campo/SP e Jaboatão dos Guararapes/PE, além da marca Glasu!.
Segundo Tomiya, a Suvinil se destaca pela combinação de sofisticação e inovação. A pesquisa de percepção de marca foi realizada pela Brazil Panels, com 600 entrevistados em cada região do Brasil. “Nossos painéis de internet contam com mais de 3,5 milhões de brasileiros cadastrados, permitindo identificar os responsáveis pelas decisões de compra em obras e reformas”, explica Claudio Vasques, CEO da Brazil Panels.
Renato Firmiano, diretor de Marketing da Suvinil, afirma que a marca mantém o compromisso de estar presente em todo o Brasil, investindo em novos produtos, ferramentas e iniciativas de relacionamento. “Continuamos investindo em comunicação multiplataforma, ampliação do portfólio e fortalecimento dos vínculos com pintores, lojistas, arquitetos e consumidores, garantindo que a marca evolua de maneira sustentável”, ressalta.
O estudo utiliza a metodologia de uso econômico, reconhecida pelas normas internacionais ISO 10668 e ISO 20671, que quantificam o valor da marca. “Essa metodologia parte do princípio de que o mercado avalia as empresas com base nas expectativas de lucros futuros. Subtraindo-se os ativos tangíveis do valor da empresa, obtém-se o valor dos ativos intangíveis”, explica Tomiya.
Confira as cinco primeiras posições do ranking e os valores de suas marcas:
Marca | Valor da marca |
---|---|
Tigre | R$ 4,14 bilhões |
Suvinil | R$ 1,92 bilhão |
Deca | R$ 1,86 bilhão |
Amanco Wavin | R$ 1,85 bilhão |
Coral | R$ 1,77 bilhão |
Atenção: Oportunidade Única!
Você gostaria de ser atendido pela nossa equipe?
Sem precisar ficar o dia inteiro aguardando por uma resposta ou não ter a solução que você procura?
Entre em contato com a nossa Equipe de atendimento agora mesmo pelo WhatsApp agora mesmo e descubra como podemos ajudar você.
Comentários