Prefeitura de Cabo Frio pintou a bordas da ponte Márcio Correia de amarelo, o que fere conceito do projeto original e paisagem do local.
A premiada ponte Márcio Corrêa, localizada sobre o canal Itajurú, em Cabo Frio, está sendo alvo de diversas reivindicações nas redes sociais por parte de arquitetos e engenheiros que têm criticado a descaracterização das intervenções provocadas pela Prefeitura de Cabo Frio.
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Escolhida entre mais de 30 trabalhos de arquitetura, a ponte é vencedora da 3ª edição do Prêmio Talento Engenharia Estrutural (2005), uma iniciativa da Gerdau e da Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (ABECE).
Seu destaque é o design único na paisagem, justamente para não concorrer com paisagens naturais e históricas no entorno.
Segundo relatos da mestre em arquitetura paisagística e docente, Anne Apicelo, a Prefeitura de Cabo Frio está pintando as bordas da ponte Márcio Correia, que é toda em concreto, de amarelo.
– Essa ponte é para não aparecer na paisagem. Ela foi planejada para isso. Para que o destaque do canal continuasse sendo a ponte Feliciano Sodré. Não faz sentido pintar essa ponte de amarelo. Gastar dinheiro, uma cidade que diz que não tem dinheiro, gastar orçamento para pintar a ponte de amarelo. É surreal o que a gente está vendo agora – pontuou a arquiteta em seu perfil no Instagram.
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A ponte Deputado Márcio Corrêa foi projetada pelo engenheiro José Luiz Cardoso (1929-2023) em 2004 e foi concebida com estética esbelta para não “agredir” visualmente a ponte Feliciano Sodré que foi um marco da engenharia nacional.
Sobre a premiação
Um dos engenheiros da ponte Márcio Corrêa, Fernando Luiz Cardoso é cabo-friense e pontua que “pelo ineditismo deste projeto em curva e pela perfeita ambientação da obra numa paisagem com o morro da Guia, o Convento e a ponte histórica, o autor do projeto, o engenheiro José Luiz Cardoso nascido na Praia Seca em Araruama, recebeu o prêmio Talento Engenharia Estrutural 2005 das mãos do empresário Jorge Gerdau”.
A ponte Márcio Corrêa tem um raio de curvatura de 110 metros e foi construída pelo sistema de balanços sucessivos de vãos em concreto protendido.
– A beleza desta obra é exatamente não concorrer com as belezas da paisagem e das demais construções. É inconcebível pintar a lateral da ponte de amarelo, ela foi feita para sumir na paisagem com sua esbeltez – destacou Luiz.
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Também participaram da construção da ponte Márcio Corrêa os engenheiros residentes em Cabo Frio, Luiz Henrique Cardoso e Cristina (Tita) Calvet.
Prefeitura não reponde
Perguntada sobre o porquê das modificações no projeto original da ponte Márcio Correa, a Prefeitura de Cabo Frio não se posicionou até a publicação desta matéria.
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