Foto: Reprodução/Google Maps

Recentemente, um vídeo feito por um digital influencer, conhecido por explorar os lugares mais perigosos da Região Metropolitana durante a madrugada, ganhou destaque ao mostrar a Estação da Vila Rosali, em São João de Meriti. O acesso à estação do Ramal de Belford Roxo é cercado por dois cemitérios: o Cemitério Municipal e o Cemitério Israelita. Apenas um corredor estreito, comprido e mal iluminado separa as duas necrópoles, levando os passageiros até a estação que serve os bairros da Vila Rosali e São Matheus, os mais densos do município.

WhatsApp Image 2024 09 06 at 10.45.30 Estação mais temida da Supervia é também a menos movimentada da concessionária
Foto: Reprodução/Madrugada RJ

Além de sua fama de “mal assombrada”, a área é uma das mais violentas da Baixada Fluminense, frequentemente no topo dos rankings de assaltos no município de São João de Meriti. Isso faz com que a estação seja a menos movimentada de todo o ramal da Supervia. É o único meio de transporte rápido que conecta o bairro, com 25 mil habitantes, à capital fluminense.

WhatsApp Image 2024 09 06 at 10.39.58 Estação mais temida da Supervia é também a menos movimentada da concessionária
Um dos principais acessos à estação – Foto: Reprodução/Google Maps

De acordo com um relatório da concessionária em que o DIÁRIO DO RIO teve acesso, a Vila Rosali registrou uma média diária de apenas 55 passageiros pagantes em julho, número que é 97% menor do que, por exemplo, o da estação de Marechal Hermes, que tem porte e população comparáveis. Aos sábados, a média de passageiros diários cai ainda mais, para apenas 11. Em contraste, a estação mais movimentada do ramal, a do Mercadão de Madureira, registra mais de mil passageiros diários. No Ramal de Santa Cruz, a Estação de Campo Grande atende uma média de 11 mil pessoas por dia.

É bem verdade que o local enfrenta problemas com o acesso não autorizado, já que muitos usuários entram por buracos clandestinos na via e evitam pagar a tarifa. Além disso, muitos moradores preferem pegar um ônibus até a Pavuna e seguir viagem de metrô, evitando assim a estação.

95 anos de Abandono

unnamed 3 1 Estação mais temida da Supervia é também a menos movimentada da concessionária

Inaugurada em 1929, é uma das 15 do Ramal de Belford Roxo, conhecido por seus problemas e deficiências. Localizada entre Pavuna e Augustinho Porto, já foi chamada de Estação Vila Alcântara. No ano da sua inauguração, era considerada uma das melhores da ferrovia, mas a situação mudou drasticamente até 1975. Na época, a estação era descrita como acanhada e suja, e os passageiros frequentemente depredavam a estação devido aos atrasos e superlotação dos trens, como relatado pela VEJA em 30 de julho de 1975. “Na acanhada e tristemente suja estação de Vila Rosali, cerca de 300 pessoas esperavam na madrugada fria de terça-feira passada, num num rigoroso e desusado inverno carioca, o trem das 5h30. Como sempre, ele chegou com atraso e, também, inteiramente lotado. O resultado, a exemplo do que já acontecera nas semanas anteriores, foi o habitual: os passageiros voltaram a atirar pedras nos vagões e depredar a estação, até que, 15 minutos depois, um contingente da Polícia Militar restabeleceu a ordem na plataforma”

Em um relato de 2005, o jornal O Dia descreveu o acesso à Estação Vila Rosali como um beco entre dois cemitérios, com um corredor estreito e cheio de lixo: “Acesso à estação de Vila Rosali, beco entre dois cemitérios é motivo de queixa de moradores de Meriti – De um lado, o muro do Cemitério Municipal. De outro, o do Cemitério Israelita. Entre os dois, um longo corredor de menos de dois metros de largura, mal iluminado e cheio de lixo, que dá acesso à estação ferroviária de Vila Rosali, em São João de Meriti. Pichações com referências a facções criminosas completam o cenário de abandono do beco por onde, superando o medo, passageiros têm que atravessar para conseguir ir até o trem”

Vale ressaltar que não houve medição na Estação Silva Freire e nas extensões de Guapimirim e Vila Inhomirim.

Advertisement

Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Estação mais temida da Supervia é também a menos movimentada da concessionária




Atenção: Oportunidade Única!

Você gostaria de ser atendido pela nossa equipe?

Sem precisar ficar o dia inteiro aguardando por uma resposta ou não ter a solução que você procura?

Entre em contato com a nossa Equipe de atendimento agora mesmo pelo WhatsApp agora mesmo e descubra como podemos ajudar você.


Compartilhe

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Guia Local:

Leia Também:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com a gente WhatsApp

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.