Bombeiros enfrentam aumento de 85% nos incêndios florestais em 2024. Rio de Janeiro, São Gonçalo e Duque de Caxias lideram ocorrências.
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) enfrentou um aumento significativo de incêndios florestais em 2024, com cerca de 14 mil ocorrências nos primeiros oito meses do ano.
CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE
A capital Rio de Janeiro lidera o ranking com 4.513 casos, seguida por São Gonçalo (569) e Duque de Caxias (561). Outras cidades afetadas incluem Maricá, Nova Iguaçu, Niterói, Araruama, Nova Friburgo, Campos dos Goytacazes e Volta Redonda.
O número de incêndios cresceu 85% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Em 2023, o CBMERJ atendeu 11.037 chamados de combate a fogo em vegetação.
Até 23 de agosto de 2024, já foram registrados 13.595 acionamentos, superando o total do ano anterior em 2.558 ocorrências.
O governador Cláudio Castro destacou o investimento de mais de R$ 1 bilhão na corporação, incluindo R$ 115 milhões específicos para o combate a incêndios florestais.
CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE
Os recursos permitiram a aquisição de equipamentos avançados e a implementação de novas tecnologias.
O CBMERJ utiliza aeronaves, drones e viaturas especializadas no combate aos focos de incêndio. A corporação conta com dois Grupamentos de Socorro Florestal e Meio Ambiente (GSFMA) estrategicamente localizados no Alto da Boa Vista e em Magé.
O secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Leandro Monteiro, ressaltou a importância dos novos equipamentos adquiridos, como motobombas portáteis, tanques flexíveis de grande capacidade e kits para atividades em montanha.
Durante o período de estiagem, entre maio e outubro, o CBMERJ ativa a Operação Extinctus, reforçando o efetivo em todo o estado. A corporação também realiza treinamentos constantes e operações simuladas para preparar a tropa para estes tipos de ocorrências.
Atenção: Oportunidade Única!
Você gostaria de ser atendido pela nossa equipe?
Sem precisar ficar o dia inteiro aguardando por uma resposta ou não ter a solução que você procura?
Entre em contato com a nossa Equipe de atendimento agora mesmo pelo WhatsApp agora mesmo e descubra como podemos ajudar você.
Comentários