Federação das Indústrias do Rio de Janeiro propõe que recursos da renovação da concessão da Ferrovia Centro Atlântica sejam direcionados para a construção da EF-118.

A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) está mobilizando esforços para viabilizar a construção da Estrada de Ferro 118 (EF-118), um projeto crucial para conectar o Porto do Açu e o Norte Fluminense à malha ferroviária nacional.

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A proposta, apresentada em audiência pública da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), sugere que a indenização referente à devolução da antiga malha ferroviária da concessão da Ferrovia Centro Atlântica (FCA) no Estado do Rio seja condicionada à execução da EF-118.

Francisco Roberto de Siqueira, presidente da Firjan Norte Fluminense, anunciou que a federação está elaborando um documento público a ser assinado por diversas entidades fluminenses.

O documento será enviado à ANTT para demonstrar a importância do projeto para a sociedade civil organizada do Rio de Janeiro.

Siqueira enfatizou a necessidade urgente de união entre os representantes fluminenses em prol deste projeto, que tem o potencial de transformar radicalmente a economia da região e do estado.

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A inclusão do Rio de Janeiro no rol de cidades que estão recebendo audiências públicas sobre o processo de renovação antecipada da FCA foi resultado de requerimentos de diversas entidades, incluindo a Firjan.

O processo envolverá a devolução de parte da antiga malha ferroviária ao Governo Federal, com indenização à União.

Isaque Ouverney, gerente de Infraestrutura da Firjan, destacou a importância política do processo, observando que outros estados estão participando de forma mais robusta nas discussões. Ele ressaltou que a Firjan vem dialogando com as forças políticas fluminenses para sensibilizá-las sobre a importância desta oportunidade para o sucesso da EF-118.

O processo de audiências públicas ocorrerá até o final do mês, após o qual as contribuições serão analisadas pela ANTT.

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Posteriormente, o Tribunal de Contas da União avaliará e dará seu parecer antes da assinatura final. A ANTT prevê que todo este processo seja concluído no segundo semestre do próximo ano.

Enquanto isso, o estado vizinho do Espírito Santo já avançou em seu trecho da EF-118. Em julho deste ano, o governo capixaba recebeu o projeto básico de engenharia da ferrovia Kennedy, que conectará Anchieta a Presidente Kennedy, na divisa com o Rio de Janeiro.

O projeto, doado pela Vale, detalha 92,8 km de extensão da ferrovia que será interligada à malha ferroviária federal.

Para completar a EF-118, faltaria o trecho fluminense de 160 km, expandindo a ferrovia até o Porto do Açu.

A concretização deste projeto representaria um avanço significativo na infraestrutura logística do estado do Rio de Janeiro, potencializando o desenvolvimento econômico da região Norte Fluminense e fortalecendo a posição do Porto do Açu como um importante hub logístico nacional.


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